quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PERFIL

Domingo, 5 de setembro de 2010Perfil da Comunidade de Entorno.



O Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão fica localizado na zona rural de Feira de Santana (próximo ao Distrito de Maria Quitéria), onde o transporte é precário, a população é carente, tendo suas atividades econômicas ligadas ao campo, as estradas de acesso são sem pavimentação asfáltica causando sérios transtornos de acesso às demais localidades.


Perfil dos Estudantes


17 são os municípios pertencentes ao território Portal do Sertão relacionados abaixo:

Anguera, Água fria, Amélia Rodrigues, Antonio Cardoso, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio & Terra Nova.

Os estudantes são oriundos de escola pública, famílias de baixa renda à famílias de classe média baixa. Bastante disciplinados, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (CETEP) possuem idade entre 15 a 50 anos.

Anseiam por uma formação técnica de qualidade com o intuito de adquirir estabilidade econômica e financeira.

Os estudantes têm nos primeiro ano ou semestre dos cursos técnicos, dificuldades de adequação, alguns por serem muitos jovens (ensino médio integrado) e outros por terem muito tempo de conclusão do ensino médio, no caso os estudantes dos cursos técnicos pós-médio.

O esporte preferido na maioria é o futebol, tanto para os garotos, como para as garotas.

Possuem os mais variados tipos de crenças.

Postado por Cetep - Portal do Sertão às 11:52 0 comentários Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz

Estrutura Física




Apresenta uma série de construções.

Três prédios interligados onde estão localizados:



1. Salas de aula num total de 10

2. Sala de vídeo;

3. Salas para Laboratório de Física, Química e Biologia, todos necessitando serem montados, sendo que os dois últimos já possuem diversos materiais;

4. Biblioteca, composta por um acervo de livros, revistas, cd-room, DVDs e outros materiais bibliográficos;

5. Cozinha industrial completa;

6. Auditório;

7. Área para refeitório;

8. Laboratório de Informática.

9. Diversos outros compartimentos: sanitários, secretaria, diretoria, sala de serviços mecanográficos, sala para professores, sala para coordenação pedagógica.



Estrutura Organizacional





O Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (CETEP) é uma unidade de educação profissional cuja estrutura administrativa é composta por um diretor geral e três vices-diretores ( administrativo-financeiro, técnico-pedagógico e articulação com o mundo do trabalho). Faz parte ainda da estrutura organizacional desta unidade de ensino, um coordenador pedagógico, secretário, professores, professores articuladores de curso, professores orientadores de estágio, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços geris, merendeiras, auxiliares de portaria, e vigilantes.




Dados Cadastrais da Unidade Escolar

Unidade Escolar: Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão.

Endereço: Estrada do Besouro s/n - Pedra Ferrada, Feira de Santana-Bahia - DIREC-02

Dependência Administrativa: Estadual

Telefones/Fax: (75) 3624-5160

E-mail: ceteps@gmail.com

Blog oficial: cetep-portaldosertaofeira.blogspot

Cadastro no MEC/Inep: 29097509

Autorização de funcionamento: 1616/91

Classificação IDEB:

Modalidades de Ensino: Médio Integrado a Educação Profissional e Subsequente.

Quantitativo de alunos: 399

Postado por Cetep - Portal do Sertão às 10:17 0 comentários Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz

Caracterização da Escola

A Escola Agrotécnica Dr. Francisco Martins da Silva, hoje denominada Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão.

As atividades foram iniciadas no ano de 1991, através da portaria 1616 de 30.03.91 e oferecia apenas o curso técnico em Agropecuária (Resolução CEE 158/94. Parecer 239/94 de 10.03.95). A partir do ano letivo de 1994 passou a oferecer o ensino fundamental de 5ª a 8ª série portaria 398/96 D.O 25.01.96. e implantou-se o ensino médio (Formação Geral) em 1998.

Com a Resolução 127/97, extinguiu-se o curso de Técnico em Agropecuária sob a égide da Lei 569. A partir do decreto 5154 de 23 de junho de 2004 e a Res. CNE/CEB de abril de 2004, a escola implantou em parceria com o CETEB (Centro de Educação Tecnológica da Bahia) o curso de Técnico em Agropecuária na modalidade subseqüente, concluído em 2006. Atualmente a escola é um centro de educação profissional de acordo com a Portaria nº 8.677/09 publicado no D. O. de 17 de abril de 2009, funcionando com cursos técnicos de nível médio nas modalidades médio integrado e subseqüente, com abrangência a 17 municípios que compõem o Território Portal do Sertão.


Início

domingo, 5 de setembro de 2010

Território e sua abrangência

O Portal do Sertão, localizado em Feira de Santana, na Estrada do Besouro S/N,Distrito de Maria Quitéria,representa hoje 16 cidades, além da Sede.Oferecendo diversos Cursos Técnicos, voltados para realidade,com o mundo do trabalho.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Professores profissionais e profissionais professores: uma parceria necessária

Como fazer educação profissional sem os profissionais? A parceria entre a escola e o mundo do trabalho é uma necessidade para a concretização desta concepção de educação profissional. Equipes conjuntas da escola e da área de produção devem estar permanentemente laborando para construir um processo de trabalho pedagógico que crie condições de qualidade na formação, sem que isso signifique uma anulação da diferenciação de papéis entre os atores das duas áreas: professores e profissionais. Professores são, acima de tudo, agentes de mobilização, conhecedores do processo de aprendizagem, e, portanto, organizadores deste processo e agentes de sistematização das aprendizagens realizadas. Profissionais das áreas são formuladores de problemas, reguladores do processo e estimuladores de inovações. O planejamento é conjunto. O processo pedagógico deve ser simultâneo, articulado.